sexta-feira

A EXCELÊNCIA DA VERDADE

Uma das virtudes que enobrece o ser humano, a pessoa, é o amor e respeito pela verdade. Isto significa amar, apoiar o que é justo, o que é correto, o bem, independente a quem se refira ou que interesse esteja em jogo.
Cícero, um grande literato e político do Império Romano deixou-nos escritos e discursos que gozam de prestígios até em nossos dias.
Entre seus discursos certa vez, referindo-se as atitudes políticas de seu tempo, assim se expressou:
_ “Amicus Platô sed magis amica varitas”, ( sou amigo de Platão, mas mais amiga é a verdade). Queria ele dizer que não se pode “faltar” a verdade nem mesmo em nome da amizade; seria negar a própria dignidade, apoiar o erro, a injustiça, seria submeter a inteligência, faculdade natural exclusiva do ser humano, a valores inferiores ou até mesmo falsos.
Estamos atravessando no Brasil, no setor político, uma triste fase. A verdade vem sendo “sucateada” quando não ridicularizada, como se alguém pudesse ser mais ou menos verdadeiro, mais ou menos honesto e outros “mais ou menos”
Pior: Há casos em que é penalizado não o infrator, o que mente, o que falseia a verdade e sim aquele que corajosamente denuncia: a mentira, a falsidade, a desonestidade.
A situação se torna grave quanto aos detentores de poder na sociedade, aos quais cabe a obrigação de zelar pelo Bem Comum, pelo respeito ‘as leis e a justiça, se omitem, alegando não saberem de nada, não estarem “vendo nada...”, quando até mesmo o simples cidadão está vendo...
Para defender o partido ou correligionários, políticos negam fatos que são exímios e respeitáveis sociólogos e economistas, mas também a cidadãos simples, iletrados, muito deles vítimas desses desatinos...
Será que todos nós estamos errados e só “eles” estão certos?
Denuncias gravíssimas vem sendo vinculadas na imprensa, escrita e falada e os “pretensos autores”, ao invés de provarem sua inocência, simplesmente negam as acusações como inverídicas, perseguidoras, ao mesmo tempo que envidam todos os esforços para impedir as investigações.
Existem muitas formas de se faltar a verdade que vem sendo utilizadas (e muito) em nosso querido e “amado Brasil”, muitas delas, infelizmente por autoridades que deveriam ser os guardiões da verdade. Senão vejamos:

_ Enganação: Enganar é esconder a verdade ou parte dela ( as meias verdades são piores que as maiores mentiras ), é prometer e não cumprir o prometido; é assumir o compromisso de realizar o que não está ao seu alcance...

_ Impunidade: Outra forma de agredir a verdade é a impunidade que está cada vez maior, atribuindo “inocência” a comportamentos lesivos ao “Bem comum”.
‘A sombra do ditado “errar é humano”, mas quem erra, mesmo que perdoado, deve pagar pelas conseqüências do seu(s) erro(s). Assim não fosse, os criminosos poderiam também eles se “safarem das prisões” com a simples confissão de culpa.
Há muitos outros casos. Seria longo demais cita-los.
Encerramos o assunto por aqui lembrado “que todos são iguais perante a lei, nos seus direitos como nos seus deveres”.
“A verdade é soberana e tem que prevalecer”

Fonte: Revista Super Interessante

3 comentários:

  1. SAUDAÇÕES!
    Amigo José Nogueira!
    Cumpre-me lhe dizer que o seu Site está muito melhor!
    Parabéns pelo magnífico espaço!
    De Coração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo
    JOSÉ NOGUEIRA
    Que Post Fastástico!
    Um dos mais belos textos compactos sobre a verdade!
    A verdade prevalece-rá, por todo o sempre...Mil anos podem passar, mas um dia a dona verdade surgira para regravar eternamente toda a verdade!
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Nogueira,

    a paz e a graça do Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Verdade Absoluta.

    Parabéns pela postagem. A marca principal da pós-modernidade é a crença na inexistência da verdade, o que significa crer na inexistência de Deus. Se Deus não existisse, tudo seria permitido: roubo, engano, assassinato, e todas as outras práticas perversas. Mas Deus existe e é soberano e único, graças a Deus.

    PS: veja a minha postagem "É racional acreditar na inexistência da verdade?"
    http://www.dihitt.com.br/noticia/e-racional-acreditar-na-inexistencia-da-verdade/

    ResponderExcluir