terça-feira

Cenas do cotidiano

Nem tudo se faz rotina em nosso dia a dia. Como em tantos outros, dia desses, desci aos baixos de uma estação costumeira, mesmo horário, quase as mesmas pessoas, mesmo local na plataforma de embarque. Pequena espera, como sempre, já estava ali o meu vagão do metrô norte-leste. Capítulos finais de Gabriel Garcia Marques me levavam para outra viagem, me transcendiam.
Próxima estação. Poucos saem. Outros entram. Alguns se sentam, poucos bancos. Vozes e risos me trazem de volta. Um pra cá outro pra lá, se acomodam. Eles vieram juntos e querem continuar juntos.
Um jovem senhor, uma jovem senhora, bela até certo ponto e simpaticamente alegre, um adolescente e um pequenino. Acomodaram-se. A jovem senhora e o adolescente se sentaram, o pequenino ao colo dela ouvia de todos: isto não pode, isto também não pode. O jovem senhor se colocou em pé e gracejava ao pequenino, ao lado o carrinho de bebê então vazio.
Todos falavam. Desavergonhadamente falavam, falavam entre si, falavam de si, o pequenino não falava, ele participava, ele olhava quem falava. Ele sorria quando todos sorriam. Ele estava ali.
Eles conversavam despudoradamente sobre eles, não existia algo em torno que os interessasse. Uma conversa amena, sadia, risonha até, todos ao redor participavam de alguma forma daquilo. Esboçavam um sorriso quando eles riam, olhavam o pequenino travesso, sentiam o aconchego da jovem senhora ao adolescente, acariciavam o jovem senhor quando ele falava com carinho com cada um de seus entes.
Chegaram ao destino. Desceram ali, numa estação qualquer. Não consegui voltar ao Gabriel Garcia Marques, já estava próximo o destino, no que restava do meu trajeto, continuava a pensar naquele fragmento familiar. Eu conheci uma família!
Feliz?...

2 comentários:

  1. Decerto feliz...

    Muito bonito o teu texto. Um fragmento do dia-a-dia que faz a diferença.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Uma propaganda dizia assim aose referir a sua familia: todo dia acontece a mesma coisa.Que delícia!

    ResponderExcluir